Estabelecimento de uma instituição bancária situado num local topograficamente identificado. As instituições bancárias aqui consideradas são os bancos e as caixas económicas.
Superfície ou quadro branco, geralmente retangular, sobre o qual se projetam imagens luminosas, fixas ou em movimento. São considerados todos os ecrãs de cinema instalados em salas e espaços que reportaram, no ano de referência, dados de bilheteira ao Instituto de Cinema e Audiovisual.
Atuação em tempo real de artistas (músicos, atores, bailarinos, etc.) num palco, fixo ou improvisado, para uma audiência presencial. O evento pode incluir outras artes, como a música, o teatro, a dança, ou a arte circense, entre outras.
Para as estatísticas dos espetáculos ao vivo, o INE considera as seguintes modalidades: teatro, ópera, música clássica (barroca, antiga ou erudita e bandas filarmónicas), música popular e tradicional portuguesa, fado, jazz/blues, pop/rock, recitais de coros; dança (clássica e moderna), folclore, circo, mistas/variedades, multidisciplinares, outras modalidades artísticas (animação de rua, humor/stand-up comedy, magia/ilusionismo, recital de poesia, danças de salão e tunas) e a tauromaquia (touradas ou corrida de touros).
Nestas estatísticas, são considerados apenas os espetáculos em recintos ou espaços vedados e com controlo das entradas (pagas ou gratuitas). Não são contemplados: bailes, cinema, desfiles, festivais gastronómicos, feiras e romarias, atelier de espetáculos, contos, apresentação ou lançamento de livros, tertúlias, colóquios, conferências, palestras, worshops, ginástica rítmica, patinagem artística, espetáculos de vídeo-arte e piromusicais, espetáculos com golfinhos. Também não estão incluídos os espetáculos ao vivo em casinos e restaurantes, nomeadamente em casas de fados, bem como os espetáculos ao vivo realizados pelas estações de televisão.